A partir de janeiro de 2023, a Bahia vai começar a produzir energia a partir do hidrogênio verde. De acordo com o governador Rui Costa (PT), a Usina será instalada em Camaçari, pelo grupo Unigel – o mesmo que assumiu o arrendamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).
“Nós provavelmente seremos o primeiro estado do brasil a produzir energia a partir do hidrogênio verde”, afirmou o gestor durante o Entrevista Sociedade, na manhã desta terça-feira (30). Segundo o governador, o mundo procura consumir cada vez mais energia de fontes limpa, e a Bahia atua para se destacar neste segmento. Ele pontuou ainda que “energia atrai investimento”.
Rui aproveitou para explicar que a Bahia produz na fonte eólica 50% da energia que consome, podendo alcançar 100% em quatro a cinco anos. Atualmente, as usinas em operação totalizam 5 gigas e outros 5 gigas estão em implantação.
Por fim, o petista ressaltou que essa produção não significa que o estado seja autossuficiente, pois a energia gerada é destinada a um sistema nacionalizado. “Eu considero isso uma grande injustiça. O Nordeste apostou em energia eólica, investiu, se planejou”, disse.
Fonte: Sociedade Online